terça-feira, 20 de junho de 2006

O que é preciso para um país sediar a copa ?

Por Bruno Vieira Feijó

As candidaturas devem respeitar um rodízio de continentes imposto pela Fifa. Para o Mundial de 2014, por exemplo, a entidade só vai aceitar candidatos da América do sul. Em pouco tempo, então, o Brasil deve receber um caderno de encargos, com as obrigações que deve cumprir se quiser abrigar uma copa. Conhela algumas e veja o que os alemães fizeram para cumpri-las à risca.

Estádios
Devem ter só poltronas: nada de arquibancadas sem lugares numerados. E nada de enfiar torcedor em qualquer canto: todos os espectadores têm que ter uma boa visão do gramado. As arenas também devem abrigar restaurantes e contar com o estacionamento próprio.
A Alemanha: Desembolsou 1,5 bilhão de euros na modernização de 7 estádios e na construção de outros 5.
O Brasil: Teria de construir de 8 a 10 novos estádios, segundo a CBF.

Tráfego
Os estádios não podem ficar escondidos no meio do nada - a Fifa exige que haja transporte público por perto.
A Alemanha: Conta com um sistema de transporte público aceitável. E ainda deu atenção aos motoristas. As cidades de Gelsenkirchen e Dortmund, por exemplo, vão usar câmeras para indicar as rotas mais livres para os estádios via celular.
O Brasil: Precisaria ampliar (ou construir) linhas de metrô nas cidades-sede. Para evitar o caos, segundo especialistas, o ideal é que apenas 15% dos torcedores vão de carro ao estádio.

Segurança
Controlar quem entra nos estádios é prioridade para a Fifa.
A Alemanha: Para identificar baderneiros, exigiu RG e nº de passaporte dos compradores de ingresso. Mais: contratou 300 policiais de países com tradição em quebra-paus futebolísticos, como Inglaterra e Holanda, já que eles podem reconhecer "seus" hooligans no meio da multidão.
O Brasil: Teria de manter os membros mais perigosos das torcidas organizadas longe dos estádios.

Turismo
O anfitrião tem de fornecer estada e centro de treinamento para os times. E deve ter hotéis e rotas aéreas suficientes para receber os cerca de 1 milhão de visitantes aguardados em uma copa.
A Alemanha:Além de ter bons aeroportos no país todo, diz que va ipromover a integração dos turistas. Rolarão festivais gastrônomicos, por exemplo, com comes e bebes a preços camaradas.
O Brasil: Hotel não é problema por aqui, mas precisamos ampliar nossos aeroportos.

*retirei a reportagem da Revista Super Interessante - Maio/06

Nenhum comentário:

Postar um comentário