quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Dica - Cuidando dos Pincéis



Esta foto foi tirada meses atrás para um post sobre dicas, mas o tempo passou, a mente falhou e eu esqueci. Revirando alguns arquivos hoje, encontrei a foto e vim aqui postar umas diquinhas. A dica de hoje é sobre "como cuidar dos pincéis". É muito fácil e isso garante uma durabilidade maior aos nossos mais importantes companheiros de trabalho.

- Não encha o tanquinho de água até o topo, evite que a mesma ultrapasse a virola do pincel.

- Não vai "tacando" os pobres coitados direto na tinta. Hidrate-os na água antes de usá-los.

- Nunca deixe secar tinta no pincel, após o uso limpe a galerinha. Os pincéis que são usados à seco, não significa que nunca devem serem lavados. Com exceção da brochinha que eu uso só para fazer bochechas (dicas para outro post).

- Não deixe os pincéis mergulhados na água descansando, isso faz com que as cerdas fiquem folgadinhas demais...rs. Isso é bem comum quando estamos executando uma peça, pois enquanto não estamos usando determinado pincel, deixamos ele todo à vontade dentro do tanque. Após o uso, limpe o danadinho, tire todo o excesso de água, arrume as cerdas com os dedos e dê beijinhos...assim eles podem descansar um pouquinho enquanto o outro amiguinho está sendo usado.

- Se você usa diferentes tipos de tinta, procure ter pincéis separados para cada tipo. Os pincéis por mais limpos que estejam, sempre podem ficar com resíduos de tintas e isso pode danificar a sua próxima pinturinha.

- Use o pincel indicado para cada técnica. Eu por exemplo uso alguns línguas de gato e angulares para chapar áreas arredondadas ou pequenas, mas são pincéis extras ultras megas masters blasters power plus velhos ! Pelo amor de todos os santos, não troquem as funções dos pincéis específicos...rs

- Acabou o trabalho ?? Então é hora de dar banho na galerinha e colocar para dormir. Eu uso sabonete com hidratante para lavar os meus pincéis, mas você pode lavar com sabonete ou shampoo neutro ou mesmo com produtos indicados para essa finalidade.

- Para tirar todos ou quase todos os resíduos de tintas dos pincéis eu uso o "trequinho" branco da foto. Nele eu esfrego os meus pimpolhos com cuidado embaixo da água até eu ver que eles estão limpinhos da silva sauro. Após o banho, tiro todo o excesso de água e arrumo as cerdas com meus dedinhos mágicos. Dou beijinhos e coloco todos eles para dormirem. Ahhh lembre-se que seus pincéis também precisam respirar e cuidado com as cerdas, não deixem que elas se amassem.

Algumas dicas acima servem também para cuidar dos rolinhos de espuma. Após cada trabalho, lave-os e tire o excesso de água. Tenha sempre um rolinho de espuma para cada tipo de produto (tinta, verniz...).

Gente, eu cuido assim dos meus pincéis. Tudo bem que o máximo que faço no fim das aulas é lavar todos eles, mas em casa dou aquele trato final.

Aprendi isso e muito mais (o que for lembrando depois eu coloco aqui) em aula com as amigas e professora. Quem tiver diquinhas e quiser enviar para eu postar aqui, entre em contato pelo e-mail: ateliertodacor@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário